Início das atividades do setor de hemodinâmica no Hospital das Clínicas está previsto para abril de 2025.

A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, obteve o credenciamento para a realização de procedimentos cardíacos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O setor de hemodinâmica, também conhecido como cardiologia intervencionista, funcionará no Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO) e atenderá pacientes que necessitam de tratamentos e intervenções mais complexas. As atividades estão previstas para iniciar em abril de 2025.
A implantação do serviço foi viabilizada com o apoio do Deputado Federal Lindbergh Farias, através do Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS) do Ministério da Saúde. Com a inauguração do setor, procedimentos como cateterismo, tratamento de infartos, angina, obstruções nas artérias do coração, aneurismas, malformações congênitas, arritmias graves e disfunções valvares poderão ser realizados no município, eliminando a necessidade de transferências para outras cidades e proporcionando aos pacientes tratamentos mais rápidos e menos traumáticos.

O Prefeito Leonardo Vasconcellos enfatizou a importância da conquista, destacando os esforços desde o início de sua gestão para melhorar a saúde municipal e reduzir a dependência de outros municípios para procedimentos complexos. O Secretário Municipal de Saúde, Fábio Gallote, ressaltou que nunca houve em Teresópolis uma estrutura desse nível para atendimentos cardíacos e agradeceu ao prefeito e ao deputado pelo empenho na implementação do serviço.